sábado, 1 de agosto de 2009

Se eu quiser falar com Deus...

(...)Eu preciso de ti, oh Pai!

Sou pequeno demais

Me dá a tua paz

Largo tudo para te seguir!

Entra na minha casa

Entra na minha vida


Mexe com minha estrutura

Sara todas as feridas

Me ensina a ter santidade

Quero amar somente a ti

Porque o Senhor é meu bem maior

Faz um milagre em mim!


Em relação à Música, quem me conhece sabe que não curto muito essas letras "pobres", sem reflexão, sem mistério, sem novidade, sem criatividade.

Essa, acima, é uma letra desse tipo que, em lendo, nada me acomete. Passa batido e sem batida em mim.

Eu a ouvi até retumbante, como os instrumentos de sopro transformam as canções, ela estava toda orquestrada por muitas vozes, acusticamente poderosa... Foi há umas semanas atrás, numa catedral católica da cidade, durante o casamento de uma amiga querida. Sim, gostei e apreciei, mas nem assim eu a "senti".

Por outro lado, quando estou orando, seja no quarto mais íntimo da alma ou nas "estações" de pouso público - e mesmo nas calçadas da vida por onde caminho cantarolando - é exatamente assim que me expresso! É "bobo" assim, simples assim!

Ora, como ser criativo diante do Criador?

Só se eu for um tolo ou não acreditar estar realmente falando com Ele! Porque quem cria é Ele, e eu sou "feitura Dele, criado de antemão..."

Como lhe falar alguma novidade?

Ele tudo sabe e é a Boa Nova em Pessoa!

Não fico filosofando quando estou orando! Acho doentio alguém orar a Deus procurando termos e verbos.

Orar não é "português", e "embria-guez", é a gente feito embrião no ventre!

Oração não é mentalização, é desejo! É vontade de mamar, é criança balbuciante, pedinte, que não sabe se expressar senão com gestos e olhar!

Sei que a mente pode até entorpecer, e o mais lúcido dos homens vira alucinação, fica embriagado! Se funde com o sagrado e não entende nem o que fala, em verbalizações inexprimíveis...

Daí que a oração não é linguagem intelectual, é testificação do enlace no espírito.

É derrame, é alma exposta, é gemido, é dor, amor, lágrima, sorriso... É mesmo básico, infantil, sem nada decorado, nada embelezado. É quem sou, como sou; é ânsia de vê-Lo agindo em mim, por mim, comigo!

Às vezes, é só gratidão, outras vezes é apelo, rogo, insistência, vômito! É, contudo, sempre súplicas com ações de graças!

E, às vezes, é só respiração, transpiração, inspiração, des-petrificação, plenificação e silêncio!

Todavia, dependendo de como estou, nem dentro de um mosteiro de quietude consigo concentrar-me em orar, de tanto que a mente perturbada circula acelerada pelos corredores desse labirinto que é viver agarrado à projetos e projeções. Eu tento. Não consigo. Parece que tenho mais o que fazer... Só elevo meus olhos para os "montes", na direção que Quem pode me prover socorro!

Mas quantas outras vezes, dentro do carro-que-sou-eu, em meio ao trânsito da urbanidade carregada, eu não "subi" e me agarrei Nele? "Meu Pai, me leva daqui... Me coloca em teus braços, me faz dormir... Acaba logo com isso, tenho saudades de ti! Ai... Ai.. que saudades de ti! Da glória que terei junto a Ti...Saudade de tudo que eu ainda não vi... De voltar de onde eu parti... e pela primeira vez, conhecer esse lugar! Lugar que agora, por ora, habita em mim! Ah! Tu habitas em mim... já ia me esquecendo... Cristo em mim, esperança de Glória!... Meu Bem Maior... Faz um milagre em mim..."


Pois é.... manos queridos... Se alguém me testemunhar orando verá a breguice que é fazê-lo!


Nas Escrituras, não vejo quem esteja orando como se a Deus estivesse pregando... Nem profeta, nem apóstolo, nem salmista e nem o Messias!


Afasta de mim esse cálice, Paaaaiiiii - Foi Jesus-não-pode-ser

Senhor, não sei falar, sou pesado de língua... Foi Moisés, tentando desviar-se

Tá bom, Senhor, eu vou! - Foi Ananias já cedendo...

Ai de mim que vou perecendo...Foi Isaías vendo o que não podia...

Senhor... sou apenas uma criança...Foi Jeremias, que se conhecia

Afasta-te de mim, pois sou pecador... Foi Cefas querendo Deus

Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo!... Foi Cefas, feito Pedro

Eu encontrei teus altares, Deus meu e Rei meu! - Foi Davi todo seguro

Dá-te pressa em acudir-me!!! Levanta-te, Senhor!!! - Foi Davi todo inseguro

Ora, vem Senhor Jesus! - Foi João, fechando o Livro

Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito - Foi Jesus fechando a História!


Tolices são orações enfeitadas em línguas in-devotas. Porque rasgos intelectuóides não cabem dentro de orações de verdade!

Orações de verdade só cabem dentro de ternos rasgados feito o Véu em devo-ção, sujos no pó e na cinza e lavados no Sangue, novo e vivo Caminho por onde a alma entra nua e ousada, com a fronte curvada e mesmo assim elevada, sempre assumida, sempre confessada!


Oração é a ação de adorar!

É ador-ação.

É música mesmo, cantada ou não!

Das mais tolas e sinceras... e oro agora por quem já perdeu essa dimensão:


"Pai, não deixa não..."


Marcelo Quintela


________________________________________
----- Original Message -----

From: Shimon Angel

To: fraternidadenocaminho@googlegroups.com

Sent: Wednesday, July 15, 2009 3:12 PM

Subject: [fraternidade] Re: SE EU QUISER FALAR COM DEUS...


Caraca, eu gosto de ver quando o Marcelo escreve.


Além da sinceridade que ele tem, tem um misto de tristeza, desânimo, ira (mais tudo é impressão)... Porque o que realmente ele tem é um amor pelas pessoas que vc não vê por aí. Não é encheção de lingüiça e puxa-saquismo.

O grande problema do fogo amigo é que ele não colocou a música em pagode...


Saúde & Paz Marcelo!!!!!!!!


Cordialmente,


Waldomiro Tavares

shimon_angel@hotmail.com


_________________________________________
----- Original Message -----

From: Marcelo Quintela

To: fraternidadenocaminho@googlegroups.com

Sent: Friday, July 17, 2009 11:44 AM

Subject: Re: [fraternidade] Re: SE EU QUISER FALAR COM DEUS...


Waldomiro, meu irmão... Lembro da gente junto em "carnavais" outros via email...

Obrigado pelo carinho.


"Misto de tristeza, desânimo e ira", sendo "tudo impressão"... essa foi boa...rsrs... As vezes pareço amargurado, né? E as vezes, estou mesmo. Não 'amargurado', mas 'amargo'.... não contra alguém, mas em favor de todos... mesmo qdo contra alguns... Eu tenho a cabeça nas nuvens (da esperança), e os pés plantados na realidade desse tempo e mundo. E os "tempos são difícieis, e o mundo JAZ...!"

Vc tem razão sim... É a "ira" que nos move... Resta saber que "ira" é essa... Em Jesus eu vejo a Ira da paixão, do coração rasgado no pão partido, a Ira do Zelo de Deus que não aceita a perversão do que era bom e se perdeu (O templo de Jerusalém, no caso).

No que me diz respeito, eu não tenho tempo para escrever. Sou ortodontista clínico e trabalho com Medicina do Sono... o dia inteiro... manhã, tarde e noite... Tem ainda a tese do Mestrado, a Cadeira de Titular na Faculdade, a condução do Caminho em Santos, com suas implicações em pastoreio direto e pregação; o INSTITUTO RELIGAR, que é a ONG do Caminho aqui; além do apoio às comunidade do "Caminho" por mundo, já há quase 5 anos... Daí, vivo de "passear pela Terra e rodar por ela..." rsrs...

Mas eu não sei o que me dá!!!!

Quando alguma coisa TOCA sei lá onde em mim, e sobe de mim tal "misto" que vc coloca, sinto imediata necessidade de um "derrame" que ajude gente... (bem como ajude a mim mesmo, primeiro)... Pq, do contrário, não sou escritor, nem poeta, nem nada... Tudo que eu faço, profissionalmente, é técnico, científico e objetivo... Mas coisas técnicas não tiram o coração e a fé da gente. O que tira a fé "é andar por vista", sem as lentes de interpretação do mundo segundo o Evangelho.


Só o Evangelho ajuda a gente a VER, e não MORRER de desesperança... Então, vamos viver com as mãos no arado, olhando para frente sem perder o Alvo, pois do contrário; é a VIDA que fica técnica e estéril. Nós tornamos a clonagem de nós mesmos...


Mas, "tenho ainda coração"... Quero que meus filhos tenham coração. Não aprendam NUNCA a se render a esse tempo... onde o amor de quase todos, ESFRIARÁ....

Está começando a ERA DO GELO RELACIONAL... A verdadeira GUERRA FRIA...

Por isso, meu apelo sempre é que, enquanto o sol nos frita os miolos, que a gente mantenha a lucidez das 3 únicas coisas que não se perderão nos que crerão em meio ao caos: FÉ, ESPERANÇA E AMOR!


Sigamos!


Marcelo


_________________________________________
----- Original Message -----

From: Pedro Cezar

To: fraternidadenocaminho@googlegroups.com

Sent: Saturday, July 11, 2009 12:05 AM

Subject: [fraternidade] Re: SE EU QUISER FALAR COM DEUS...


Marcelo, agora q li essa sua reflexão...em silencio disse " é isso MEU SENHOR" eu creio é nisso! Sobre tudo por que tenho passado dias que minha oração não emite som algum, apenas gemidos!

Nele que decodifica todas as línguas e dialetos de todos os homens dessa terra como razão do coração, inclusive meus gemidos,


Pedro


From: marceloquintela@caiofabio.com

To: fraternidadenocaminho@googlegroups.com

Subject: [fraternidade] Re: SE EU QUISER FALAR COM DEUS...

Date: Mon, 13 Jul 2009 22:07:04 -0300


Sim, mano, aqui estou, do mesmo modo que vc... Gemendo em esperanças e súplicas...

Diferente de qdo pregamos, Deus não precisa da linearidade dos vocábulos, mas da retidão de coração...Diferente de um auditório, Deus não precisa ser persuadido... Ele quem nos persuade a responder a vida com a mente de Cristo!


Mas tenho recebido algum "fogo amigo" por causa da canção que exemplificou a crônica...


Beijão Pedro


Marcelo


_________________________________________
----- Original Message -----

From: Fabio Teixeira

To: fraternidadenocaminho@googlegroups.com

Sent: Wednesday, July 15, 2009 12:03 PM

Subject: [fraternidade] Re: SE EU QUISER FALAR COM DEUS...


Marcelo,


Te confesso meu mano que ao ler tua crônica comecei meio como quem tina a certeza que ia discordar de ti ou que ia concordar plenamente e me encontrar aplaudindo tua critica a canção. Puro preconceito meu. Como não gosto da música (e da letra, pela breguice e pelo modismo gospel que desafina demais comigo) sinceramente comecei a leitura armado na alma. Pensava: "se ele concordar eu discordo, se discordar eu concordo". Como sou "pequeno de mais"...misericórdia.


Mano teu texto me rasgou o coração, me fez ver minha dureza. E me fez dizer amém ao ver-me olhando num espelho quando vc diz que é "brega" quando ora. E não é que é assim que tem que ser? Simplicidade é breguice pra quem quiser que seja breguice, já que a moda é a arrogância e a hipocrisia do marketing farisaico, cheio de si vazio de Deus.


Que vivamos sempre segundo a simplicidade e pureza devidas a Cristo.


Obrigado, grande abraço


Fabio

1 comentários:

Unknown 8 de agosto de 2009 às 06:55  

Caro Marcelo, muito me tocou esse texto. Pois é sincero, simples e desprovido de pre-tenções... chega de pressão.
Abraço.

About This Blog

About This Blog

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 1/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 2/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 3/3

O Caminho da Graça para todos Parte 1/2

O Caminho da Graça para todos Parte 2/2

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP