sábado, 12 de julho de 2008

Reflexões de aniversário - 3 anos da Estação do Caminho na Baixada Santista


Por Marcelo Quintela

 

"Quando o sol bater na janela do seu quarto, lembra e vê que o caminho é um só..."

 

Eu até gostaria de ser mais ligado na cronologia dos fatos. Não é o caso. Não me lembro dos aniversários... nem das coisas mais recentes... (Decerto, me esforço para não esquecer a data que minha esposa faz anos e meu aniversário de casamento, pois é dos mais trágicos esquecimentos conjugais, com direito a dormir na sala!

Bom...

Ontem encontrei uma apostila que confeccionei e distribuí a alguns amigos.

Na capa se lia: A Doce Revolução - Inverno de 2005

 

Ali eu disponibilizava os 20 artigos poéticos recém escritos por Caio Fábio e mais algumas informações acerca da minha intenção de arriscar abrir uma Estação do Caminho da Graça aqui na Baixada Santista, a partir de Santos.

Então, folheando a apostila, pensei: "Nossa! Faz quase 3 anos!!!"

Viu? Três anos e eu nem tinha parado para pensar que se passaram três anos! Três anos e eu não parei...

Era inverno. Não sei exatamente o dia e mês... Tenho que consultar a agenda onde registrei os fatos. Mas era inverno.

Todo inverno é assim. A gente acha o inverno bom, e acha ruim também.

Em 2005 não foi diferente. Secaram-se as folhas da minha esperança protestante. Fiz despedidas que não previa e rupturas que não queria. Havia pouco, era Fevereiro de Carnaval, eu havia aceitado a ordenação pastoral em meio a muitos abraços e muito calor. E agora, contudo, a paisagem ministerial era sombria e solitária.

E foi sem abraços que eu fui andar no frio!

Mas o inverno é bom. Precede as flores:

__________________________________________________________

----- Original Message -----

From: contato@caiofabio.com

To: Marcelo

Sent: Monday, May 30, 2005 2:42 AM

Subject: Re: PASTOR... SUA RESPOSTA É TUDO QUE EU TENHO!

 

Marcelo, você topa iniciar um Caminho da Graça aí?

 

Se ligar a uma comunhão?

 

Ter em mim o mentor desse processo, aqui, aí, onde ele for; enquanto eu mantiver a coerência da mensagem da graça conforme você a ouviu de mim?

 

Pense, e me responda.

 

Bjs,

 

Caio

___________________________________________________________

 

Faz três anos que o pastor Caio me convidou de volta para "casa"!

Aqui estou aquecido! E aquecendo a quem puder, aqui e em qualquer lugar... com a Graça de Deus!

 

Muito obrigado a todos!

 

Marcelo Quintela - Inverno de 2008

___________________________________________________________

 

O PRIVILÉGIO DE A TUDO ASSISTIR...

 

No decorrer desses anos, eu vi... Olhos sendo abertos. Cegos enxergando.

 

Vi olhares desconfiados se iluminando pela Revelação da Palavra.

Vi o brilho nos olhos de quem creu pela primeira vez, como a criança que descobre o quarto dos brinquedos!

Vi paralíticos andando.

Vi o perdão restaurando o caminhar de quem estava paralisado pelo pecado.

Vi muita gente "grande" dando os primeiros passinhos.

Assisti muitos tombos. Assisti os meus próprios. E vi que o braço de Deus não está encolhido que não possa salvar!

Os caminhantes trazem a maca debaixo dos braços em dia de sábado.

É assim que vivem: Nunca se esquecem do que já foram, de modo que, a maca só os faz lembrar da superabundante Graça que lhes alcançou.

É assim que vivem: Gostam de caminhar com a maca em dia de sábado. Até parece que caminham em provocação!

Eu vi mortos ressuscitarem. Sim. Os mortos da religião. Os mortos do "curso desse mundo". Os mortos que o pecado matou antes de morrer! Os mortos da Lei; a Lei os matou.

Eu vi a luz do Perdão entrando pelas frestas da Caverna de Adulão!

"Eu não esqueço..."

 

Marcelo

___________________________________________________________

 

QUEM FICA NUMA ESTAÇÃO DO CAMINHO DA GRAÇA ENTÃO?

 

Uma breve análise...

 

Desde que o Vento soprou por aqui, muita gente passou pela Estação, a partir da qual um processo saudável de vinculamento tomou início. Até hoje ninguém se vinculou ao lugar como membresia arrolada. Não. O Chamado é para sermos membros uns dos outros. Não acho que uma coisa exclua a outro, acho só que a pedagogia do Evangelho exige que seja assim agora, visto que nossas mentes estão viciadas na institucionalização do Corpo (como se isso fosse possível!).

 

Obviamente, muitos não se vincularam comunitariamente. Tem quem não consiga fazê-lo sem preenchimentos de fichas e anúncios oficiais, cartas de transferência ou benção pastoral.

 

Outros tentaram ficar, mas não conseguiram se fixar no Nada, se sustentar sobre a falta absoluta de um chão institucionalizado. Ficaram perdidos sem pilares onde se apoiar, chocados com as colunas da secularidade que nos é típica e que chamam 'profana'. Sentiram-se inseguros sem sacerdotes que os intermediasse, sem vitrais que os inspirassem a mais propícia atmosfera, sem a cultura religiosa que melhor correspondesse à familiaridade de sua cristianização de nascença.

Reconheço que aqui é tudo tão simples que até dá raiva!

Lugar onde as velhas magias, as unções fabricadas e os enredos frouxos não "colam". Não ficaram porque ficaram decepcionados com uma arquitetura ministerial sem degraus. "Como subir se não há degraus?" Não gostaram de serem designados somente 'servos', tendo em vista o vasto currículo do sacro-ofício.

Não se sentiram bem de serem tratados como gente.

Aliás, alguns não gostaram da gente. Não gostam de gente que se pareça com gente sem sentir vergonha disso.

 

Quem fica numa Estação do Caminho da Graça, então?

 

Por aqui fica quem já não tem mais perguntas a fazer a Deus, mesmo carecendo de muitas respostas.

 

Fica quem sabe que é doente, quem sabe que é o menor, que sabe que nada sabe e quem sabe como convém saber!

Fica, acima de tudo, quem sabe que é o principal dos pecadores.

Fica quem não tem mais nada nas mãos para negociar.

Quem compra e vende no templo, não agüenta ficar por aqui não... Não tem sentido, não dá lucro!

Fica quem não tem nenhuma ambição para ficar, fica quem já morreu, fica quem faliu.

Para ficar aqui tem que lembrar que aqui não é um lugar de ficar, senão para servir o próximo que por aqui passa. Sim, aqui ninguém faz carreira, mas todo mundo tem compromisso com a samaritanização do amor de Deus na direção de gente roubada e extorquida pelo caminho da vida.

Quem fica por aqui tem que ter reverência pelo semelhante-tão-diferente, pelo diferente igualmente carente, faminto... humano!

Nesse ambiente de liberdade, ninguém é livre para dominar o povo!

Ninguém tem liberdade para infringir fardos pesados sobre costas alheias.

Onde liberdade e reverência se encontram, legalismos e libertinagens não contam!

Só fica aqui quem morreu para a Lei, e quem não vive mais para o pecado!

É assim que é. E em três assim sendo, já deu para ver que É!

 

Fique aqui, então.

 

Na mesma Graça,

 

Marcelo

Estação Santos do Caminho da Graça

 

--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~--~---

O Caminho é uma pessoa, seu nome é Jesus!

-~----------~----~----~----~------~----~------~--~-----~---

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO: PRIVILÉGIO DE TUDO ASSISTIR

 

COMENTÁRIO - VITOR

Marcelo, mano de caminhada

Fico muito feliz por vocês em Santos. É bom relembrar as datas que marcaram a nossa vida.

Ainda me lembro daquela noite em que te conheci no Hotel aqui em Campinas. Eu... que caí de "gaiato" nessa, tinha ido a convite de um amigo. E esse ato "gaiato" me fez crescer muito, em Deus, e eu tenho aprendido desde então...

Um abraço forte da galera de Campinas, que se não fosse por aquela noite, nem se conheceria

 

Vitor - Estação Campinas

---~---~~-~~~---~---~~---

 

COMENTÁRIO RONIE

A você Marcelo, obrigado por se deslocar pra cá (no Sul) e compartilhar mais Graça de graça!

Ao pessoal de Santos, desculpem o transtorno e a "sugada" que demos no Marcelo, onde tiramos proveito quase até a porta do avião... mal sabe o Marcelo que perder o 1º vôo fazia parte de uma grande conspiração (rsrs).

Abraços a todos no amor do nosso Deus!

 

Ronie - Estação Brusque

---~---~~-~~~---~---~~---

 

COMENTÁRIO TIÃO

Marcelo, eu não poderia deixar passar em branco essa data.

Mano, você foi e tem sido fundamental na minha vida e na do meu amigo, irmão, parceiro, Lázaro.

Lembra do nosso primeiro encontro em São Paulo, lançamento do livro Sem Barganhas?

Lembra de sua primeira visita em Porto Ferreira? De como você pegou em nossas mãos e nos conduziu pra fora de tudo aquilo?

Lembra da cerimônia do meu casamento? Até hoje pessoas comentam de sua sensibilidade e a palavra tão abençoadora: O amor é um mistério!

Foi como uma espada atravessando o coração! Poderia falar mais coisa, mas sei que você se lembra de tudo.

Queria te agradecer pelas sementes que plantou neste país, especialmente em nossos corações. Como também por apresentar e facilitar o acesso a gente tão boa. As quais estão plantadas nos 4 cantos do Brasil. Não quero citar nomes! São tantos.

Bom Marcelo era apenas isso que queria que soubesse! Você é um cara especial pra mim!

Valeu por receber do Caio tal convite e estender a todos nós!

Um abraço carinhoso,

 

Tião - Caminho da Graça – Estação Porto Ferreira

___________________________________________________________

0 comentários:

About This Blog

About This Blog

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 1/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 2/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 3/3

O Caminho da Graça para todos Parte 1/2

O Caminho da Graça para todos Parte 2/2

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP