terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Arte de uma Nova Espiritualidade


A Arte de uma Nova Espiritualidade
A arte de uma nova espiritualidade. O que seria esta arte? Quando pensamos neste tema, não tínhamos a menor idéia do que o Marcelo faria com ele. Aliás, em particular, acredito que nem nós o compreendíamos bem. Museu de Arte Contemporânea – MARCO, local perfeito para a palestra. Artistas vão se interessar por esta arte, com certeza. Cem pessoas, no mínimo. Panfletos distribuídos, cartazes, orkut, e-mail...confesso que a expectativa de que superaríamos o evento anterior era grande, afinal tínhamos mais pessoas envolvidas.
Chega o grande dia, Marcelo e sua família estão em Campo Grande. O MARCO abre suas portas com suas exposições de artes plásticas para ensinar a da nova espiritualidade. Entretanto, quando a gente imagina que Deus vai fazer aquele show com o que preparamos pra ele..rsrs...(está entranhado nessa geração, a tal da justiça própria)...de fato, Ele faz. Mas não com visível aparência e sim, nos corações de uma platéia bem menor do que as cem pessoas.
A arte de uma nova espiritualidade que não tem nada de nova. Marcelo traz a arte da mesma espiritualidade que o Oleiro já ensinava para Jeremias, há muitos e muitos anos. A arte de confiar no que Deus está fazendo com tudo, inclusive na vida de cada ser. A arte de não viver a visível aparência. A arte de não querer ter o controle. A arte de não querer ajudar Deus a fazer. A arte de não contar os números.
Estávamos encantados com a sabedoria que saía da boca do Marcelo. Tão jovem e tão cheio de conhecimento proveniente de Deus. É claro que Deus executou muito bem o que Ele já tinha planejado.
No domingo pela manhã estávamos atentos a cada palavra sobre a Graça e seus desdobramentos em nosso interior. Marcelo nos colocava a par do espírito do Caminho da Graça em uma roda regada a tereré, cafezinho e biscoitos na Estação Campo Grande.
À noite, Marcelo foi pregar para outro público. Uns poucos estavam no sábado no MARCO. Agora, estávamos entre nossos manos e os amigos dos manos. Claro que Deus vai fazer lotar nossa capacidade de cinqüenta pessoas. A reunião estava marcada para às 18h. Chegamos mais cedo, preparamos os equipamentos, microfone, cadeiras. Deu 18h e nada, 18h30...meia dúzia de manos, 18h50...mais meia. Começamos com Deus mais uma vez nos escorregando por entre os dedos. Aliás, a gente é que demora pra internalizar os ensinamentos de Deus.
Marcelo nos ensinou como Deus deixou várias maquetes na sua palavra. Pedaços de cada um de nós em escala menor para que pudéssemos ir nos identificando e deixando a construção ser realizada em grande escala, no dia a dia de nossas vidas, na nossa humanidade.
A arte de uma nova, mas velha espiritualidade. Que surpresa Deus preparou para cada um de nós. Que maravilha descobrir que cada personagem bíblico carrega um pouco da nossa personalidade, dos nossos medos, das nossas certezas excessivas, da nossa justiça própria, do nosso umbigocentrismo.
Valeu, Marcelo, Rejane e os Homens Cueca. Nós, os do Caminho de Campo Grande agradecemos os ensinamentos da parte de Deus. Aliás, nestes tempos tão difíceis de justiça própria e barganhas, poderíamos nos chamar de os da Graça. Graça muito imerecida. Graças a Deus!
Confira as fotos do evento: diboeira@hotmail.com
Orkut: Diego Boeira Portela

http://www.caminhocg02.blogspot.com/


Diego Boeira Portela
Tel: (67) 3306-6724 / 9243-2920 / 9981-2881
MSN: Caminho da Graça - Estação Campo Grande
Reuniões: domingos às 18h na Avenida dos Estados, 173
terças às 19h30 na Avenida Três Barras, 713 casa 03 (ao lado da Floricultura Arte Flores)
_______________________________
----- Original Message -----
From: Marcelo Quintela
Sent: Friday, August 29, 2008 1:53 PM
Subject: [caminhoemsantos:543] CAMPO GRANDE: UM MODELO AOS MODELOS!

Gente amada demais lá em Campo Grande...

Encontrei lá uma Estação do Caminho que vestiu a Camisa do Reino e colabora com o melhor fluxo da Mensagem a qual o 'Caminho' serve, sem Dela se servir pra NADA. Nada!

Lá, em Campo Grande, se esmeram na publicação de textos, incentivo e oferta à VVTV, na contribuição mensal comprometida com o fundo das Estações, aquisição e disseminação do material de áudio e vídeo... São socorristas, são plantonistas atentos às demandas... São dizimistas da gratidão!

Não há religião por lá...

Seu público são hippies modernos, esotéricos, cristãos católicos e evangélicos, a moçada universitária, as minorias (ali bem tratadas e incluídas), os doidos e os excessivamente lúcidos...

Na Casa do Caminho estão iniciando o ESPAÇO TERAPÊUTICO... (não sei q nome será), mas já tem Yoga, artesanato e psicanálise.

Tudo simples, tudo bonito... a tudo eu testemunhei... e partilho com vocês essa alegria, e principalmente, com você, Caio... , meu bom amigo, pastor e pai, pra lhe dizer que o grão de trigo que você semeou no Mato Grosso do Sul, desde sempre e especialmente AGORA, cresceu e morreu trigo, viveu e nasceu pão.”

***
Só estou dizendo isso, no contexto dos últimos apelos que circularam por aqui, para re-afirmar o papel de uma Estação àqueles que puderem ouvir: uma Estação é um testemunho, uma referência, a experiência em Cristo de um modelo comunitário para nossos dias, certos de que o modelo não resume e nem delimita o Movimento, que é de consciência e ação, sendo também conforme o Vento: invisível em sua motivação e visível em sua influência e organicidade. A idéia é que as Estações se posicionem como focos locais de divulgação, ressonâncias da Fé, Ecos de Vida...

A Estação é uma antena, que capta a freqüência com que tudo se dá, e a transmite para um grupo, uma pessoa, uma cultura, um contexto...

Meus irmãos-mentores e amigos todos, em resumo, se eu estivesse com você ao pé do ouvido, diria, só pra você, o seguinte:

- "Pare de molhar os dedinhos e mergulhe logo de cabeça!"

Vai dar pé!

De volta a Santos e de dentro dessas 'Águas',

Marcelo

0 comentários:

About This Blog

About This Blog

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 1/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 2/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 3/3

O Caminho da Graça para todos Parte 1/2

O Caminho da Graça para todos Parte 2/2

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP