terça-feira, 11 de março de 2008

O OLHAR E O JUIZO!

E se chegar o dia em que a humanidade venha a saber que o Universo só existe no olhar, e que todo olhar altera o que existe?

Hoje imaginamos que o mundo que está com sérios problemas objetivos é a coisa mais real que existe. Assim, os problemas são econômicos, políticos, ambientais e sociais. O mais... –pensa-se: decorre dessas realidades perversas.

Um dia, todavia, por todas as vias, saberemos que o olhar é de fato a luz do ser; e que o ser consciente de si [e que, portanto, possui olhar], ao ver, já o faz a partir dos pressupostos pré-existente no olhar. Assim, a vida é trevas ou luz, dependendo do olhar.

Entretanto, como os olhares são em geral feitos de trevas [fruto amargo do ódio, da indiferença, do egoísmo, da soberba, da vaidade ou do desespero] -- então a soma dos maus olhares cria a realidade prevalente aos sentidos.

Portanto...

E se um dia descobrirmos que esse mundo exterior é apenas um plasma infindo em suas assimilações dos olhares, e que de fato tudo era apenas a projeção de nós mesmos?

Tenho falado bastante do assunto porque estou convencido de que as palavras de Jesus acerca do fato dos olhos serem a lâmpada do corpo-ser, e que o bom olhar faz a pessoa ficar luminosa, é algo cujas implicações atingem tudo dentro e fora de nós; até mesmo o Universo.

Sim! Por mais que eu veja a infinitude do Cosmos, com seus bilhões de galáxias e fenômenos loucos, mágicos e caoticamente lindos e ordenados, ainda assim não me sinto esmagado, pois, eu os vejo, e eles não vêem a mim; e, assim, ponho-me a pensar que não pode haver poder maior no Universo criado do que aquele que faz pensar e ver.   

Deus é espírito. Daí decorre que na criação não há poder maior que o do espírito.

Acredito que um dia saberemos que nós descríamos a criação com nosso olhar de morte, medo e violência.

Por isto é que o Juízo Final será a soma de nossos olhares!

Cada um então existirá na existência que buscou como verdade para si, pois, é pelo olhar que o mundo por vir está sendo criado por cada um e para cada pessoa.

Então cada um receberá segundo o seu olhar!

Jesus disse que a nada julgaria por Si mesmo. Mas disse que Ele ouviria e, assim, julgaria. Desse modo, cada olhar, pensamento e obras humanas são confissões para o juízo.

Sim! O mundo é nossa história coletiva e que bem expressa nosso sentir individual!

E como é difícil não contaminar o olhar!

Todos os dias me apanho vendo como naturais e realistas coisas que não carregam o padrão do céu na terra, conforme Jesus mandou orar e buscar. Então, tento corrigir o meu olhar mediante novas ações. Afinal, é pelas ações que o olhar se fixa em nós como padrão.

Desse modo enxergo minhas imensas contribuições diárias para a minha morte e a de muitos, pois, enxergo que participo essencialmente de todo o processo de morte no mundo, ainda que supostamente eu lute contra eles.

Falo que o olhar está matando o mundo, e que a natureza geme por nossa causa, e que o planeta está em agonias!... -- porém, não estou vivendo numa caverna e nem na floresta, e uso de todos os agentes de asfixiamento da vida e do planeta em tudo o que faço; até quando faço minha higiene pessoal ou quando escrevo este texto sobre o assunto. É o combustível da morte o poder que me dá meios de enviar esta mensagem até você via Internet.

Cada coisa que pela prática e o uso nós confirmamos como realidade, torna-se de fato a nossa realidade; e se tal coisa se fixa como real-normal para todos, assim será na terra como o seja na mente.

Estou escrevendo no jardim. Tudo à minha volta é belo. Vida. Muita vida. Muita cor. Muito éden. Entretanto, já houve dias em que toda essa beleza sumiu de meus olhos por completo. Sim! Houve dias que desfiguraram o jardim embora nem uma planta ou animal tenha sido mexido nele.

Hoje a Física Quântica sabe que o olhar do observador altera o objeto observado. E isso é apenas uma fração de tudo.

O Universo é antigo. Mas o mundo é novo. O mundo começou com o olhar humano. Daí não ser estranho crer que a Terra ficou bem por milhões de anos antes do olhar consciente aparecer no planeta. Porém, depois do olhar, tudo se acelerou de modo sem precedente. E a Terra passou a mudar mais em cem anos que em cem mil; e, hoje, cada dia vale milhões de dias, pois, o que milhares e milhões de anos demoraram para produzir de modo natural e cíclico, a humanidade-olhar cria agora dia a dia contra ela própria.  

Jesus não disse que poderíamos mudar o mundo em razão de que ele tem um Príncipe de Trevas. Mas mandou que lutássemos contra tal poder pelo amor, pelo olhar; pois, mesmo que não mudemos a mundo; o mundo, todavia, não nos mudará pelo seu mal.

"Pai! Não peço que os tires do mundo, mas sim que os livres do mal".

Pense nisso! E limpe seu olhar pelas suas ações, até que seus processos mentais entrem no ambiente continuo da renovação de sua mente, sempre mediante ações e pensamentos de não conformação com o mundo.

Nele, em Quem temos moradas maiores e mais lindas que nossos melhores olhares,

 
 

Caio

05/03/08 - Lago Norte/Brasília/DF

 
 

0 comentários:

About This Blog

About This Blog

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 1/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 2/3

Faça por merecer - A teologia do mérito - Parte 3/3

O Caminho da Graça para todos Parte 1/2

O Caminho da Graça para todos Parte 2/2

  © Blogger template Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP